Ruas e bairros do Barreiro homenageiam mulheres importantes para nossa história
Vocês sabiam que as ruas e bairros do Barreiro homenageiam mulheres importantes para nossa história? Embora apenas cerca de 20% dos nomes de ruas de Belo Horizonte sejam dedicados às mulheres, o Barreiro tem alguns deles.
A mais famosa homenageada é a cantora Cássia Eller que ganhou o nome de uma rua no bairro Castanheira. A artista viveu dos 6 aos 10 anos em Belo Horizonte. Depois mudou-se com os pais, mas aos 19 anos ela retornou a Belo Horizonte onde trabalhou como servente de pedreiro para se manter na capital mineira e depois se mudou para Brasília.
Outra figura homenageada com o nome de rua é a da avenida Teresa Cristina. A mulher era membro da família real de Duas Sicílias (parte da atual Itália), ela se casou com Dom Pedro II, tornando-se então a imperatriz do Brasil.
Quando se mudou para o Brasil, Tereza trouxe em seu navio músicos, artistas e estudiosos da Europa, que auxiliaram no desenvolvimento científico e cultural brasileiro. Ela também foi uma personagem importante nas relações entra a Itália e o Brasil, impulsionando a imigração italiana para o nosso país.
Já o bairro Lindeia ganhou esse nome por causa de uma antiga proprietária de uma fazenda existente na região. A mesma coisa aconteceu com o bairro Regina que também homenageia uma mulher integrante de uma família proprietária na região.
Várias outras ruas também seguem a mesma regra e homenageiam mulheres que viveram nas regiões do Barreiro. Muitas de famílias italianas que viviam nas fazendas do Barreiro.