Prefeitura promete realizar obras para conter chuvas no Vale do Jatobá
As fortes chuvas que atingiram o Barreiro na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, causaram estragos significativos no Vale do Jatobá, região do Barreiro. Na Rua Agenor Nonato de Souza, a continuidade da Avenida Delfino Francisco Xavier, houve um desabamento parcial no supermercado Catalão, e a força da enxurrada arrastou veículos. O local é cortado por um trecho do Córrego Jatobá, o que aumenta a vulnerabilidade da área em situações de chuvas intensas.
Procurada pelo Barreiro Notícias, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que está desenvolvendo estudos de alternativas para o local. Segundo o Executivo, as análises servirão de base para o desenvolvimento de projetos e a posterior captação de recursos destinados à execução de obras que possam minimizar os impactos causados pelas chuvas.
A Prefeitura destacou que realiza ações permanentes de prevenção a enchentes e proteção da população contra riscos de desastres ao longo de todo o ano. Entre as medidas mencionadas estão a manutenção de bacias de detenção, limpeza de bocas de lobo, vias, galerias e fundos de vales de córregos, contenção de encostas e ações preventivas de conscientização para moradores de áreas de risco.
Outro destaque é o Sistema de Monitoramento Hidrológico, que subsidia ações de alerta e enfrentamento de inundações, além de auxiliar no acionamento de planos de bloqueio de vias em períodos de chuvas mais intensas. A administração municipal afirmou ainda que várias obras estruturais já foram realizadas na região para conter os danos causados pelas chuvas.
No entanto, moradores do Vale do Jatobá relatam que os problemas se repetem sempre que chove. Para eles, os alagamentos e os estragos são frequentes e demandam soluções mais efetivas. “Qualquer chuva que dá, as ruas viram rio e causam muitos estragos. Dessa vez foi mais grave, mas isso acontece toda vez que chove”, afirmou uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar.