Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro: 100% dos pacientes aprovam o atendimento
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), no bairro Milionários, iniciou, em 2024, o projeto de Experiência do Paciente, com foco em ouvir e entender as necessidades de quem passa pela instituição. A iniciativa incluiu a criação do Núcleo de Experiência do Paciente, responsável por ações como um diagnóstico-piloto no ambulatório e no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Entre julho e setembro de 2024, 254 pacientes participaram do levantamento, que trouxeram resultados significativos: 100% dos entrevistados afirmaram se sentir seguros para retornar ao hospital. Os dados refletem o impacto positivo do projeto e reforçam o HMDCC como uma referência no cuidado humanizado e na excelência em saúde.
A pesquisa mostrou que 95,8% dos pacientes afirmaram que receberam todas as informações necessárias antes da consulta. Já 79,2% dos pacientes consideraram o tempo de espera pela consulta adequado. 100% dos pacientes ouvidos disseram que tiveram tempo de conversar sobre as suas preocupações, se sentiram seguros no atendimento, sentiram que a equipe estava preparada para o atendimento e afirmaram que tiveram a opinião respeitada. Além disso, 96,8% compreenderam o diagnóstico e o tratamento.
“O conceito experiência do paciente vem ganhando espaço nas instituições de saúde. É sobre realmente ouvir as necessidades dos nossos pacientes em todas as dimensões: física, emocional, espiritual e social. Promover acolhimento, envolvimento e satisfação, entender o que realmente é importante para aquela pessoa.
O Hospital Célio de Castro tem como valor o paciente no centro de suas ações, do seu cuidado e, portanto, esse projeto vem fortalecer ainda mais o nosso jeito de cuidar, com qualidade, segurança e eficiência.
Ouvir dos nossos pacientes que se sentem seguros, acolhidos e respeitados em seus atendimentos nos mostra que estamos no caminho certo.” Cristina Peixoto, diretora executiva do Hospital Célio de Castro