Entenda o alerta emitido pela Defesa Civil que fez os celulares tocarem e saiba se vai tocar de novo
Se você foi pego de surpresa com o som alto que tomou conta dos celulares em Belo Horizonte no último domingo (1º de dezembro), está longe de ser o único! O alerta faz parte de um teste da Defesa Civil Alerta, um sistema criado para alertar a população sobre emergências como inundações e desabamentos. Mesmo os aparelhos no modo silencioso não escaparam do aviso.
A ferramenta funciona sem aplicativos ou cadastro e utiliza redes 4G e 5G para enviar mensagens e sinais sonoros para áreas de risco. Existem dois tipos de alerta: o Extremo, que toca uma sirene de 10 segundos para situações de perigo imediato, e o Severo, com um bip de 2 segundos para riscos menos urgentes.
O teste deu o que falar nas redes sociais. Internautas brincaram que o som parecia como “trombetas do apocalipse” ou “teste de resistência cardíaca” e até mesmo “cenário de guerra”. Apesar do susto, muitos concordaram que a novidade é essencial para prevenir tragédias e salvar vidas.
Mas quando os celulares podem apitar novamente?
O sistema é do governo federal e já está em funcionamento, mas ainda não há data precisa para começar a funcionar em Belo Horizonte. Além disso, os alertas sonoros só vão acontecer em situações extremas, há exemplo uma chuva que possa colocar vidas em risco.