Empresa suspeita de jogar dejetos irregulares no córrego do Olaria é interditada
A empresa que estava jogando resíduos industriais no córrego do Olaria e causando o odor que faz com que os moradores da região passem mal está sendo interditada pela prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (22 de março). A empresa é a LOC TR Tecnologia de Resíduos que fica no Vale do Jatobá.
De acordo com as primeiras informações da prefeitura, a empresa já tinha sido notificada por jogar resíduos industriais no córrego. A empresa já vinha sendo monitorada pela prefeitura junto com a Copasa há vários meses. Nesta sexta houve uma operação de fiscalização para fechar a empresa após um parecer técnico da Secretaria de Meio Ambiente.
Odor se espalhou por Belo Horizonte
Muitos moradores da região Oeste, Leste e Centro-Sul já reclamam de um cheiro de gás, semelhante ao que os moradores do Barreiro sentem. A página @bhemeupais até fez um post tentando desvendar o que seria esse cheiro.
O odor do córrego do Olaria é causado por dejetos químicos irregulares jogados por uma empresa da região que já até foi multada, mas o problema continua acontecendo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores das regiões Leste, Oeste e Centro-Sul e identificou que o cheiro de gás no rio Arrudas não traz risco de explosão. A prefeitura alegou que não foi acionada em outras regiões de BH por causa do odor do rio Arrudas.
A suspeita é que os dejetos químicos, misturados ao esgoto e os recordes de calor dos últimos dias tenham culminado no cheiro de gás que é sentido por moradores de várias regiões de BH e também em Ibirité, cidade que fica próxima ao Córrego do Olaria.