Cortes de árvores em massa no Barreiro vão deixar clima mais quente
Os cortes de árvores em massa na região do Barreiro devem alterar o clima da nossa região, fazendo com que o clima fique mais quente por aqui. De acordo com o engenheiro ambiental Felipe Gomes, as árvores realizam um controle do microclima local e uma árvore adulta funciona como 10 ares-condicionados.
Foram cortadas árvores no bairro Lindeia e na Via do Minério, na lateral da Vallourec, para construção de empreendimentos. “Uma árvore absorve calor e processa aquela energia fazendo a fotossíntese e tudo mais. Ela consegue segurar a temperatura de uma forma mais eficiente” explicou o engenheiro ambiental.
“Além disso, você tem a questão da qualidade do ar. Uma árvore filtra 28 quilos de poluição atmosférica por ano. Além disso, tem a questão da retenção da água de chuva. A árvore absorve a água da chuva. Em locais onde temos enchentes, o corte de árvores intensifica essa problemática,” complementa o especialista.
As árvores também servem como um corredor para a fauna local e dormitório para as aves. Além disso as árvores trazem mais qualidade de vida para quem vive no entorno.