Prefeitura começa estudos para BRT na Amazonas que vai se integrar ao Barreiro e gerar obras na nossa região
A prefeitura de Belo Horizonte assinou nesta quarta-feira (19 de junho) a ordem de serviço para os projetos do BRT na avenida Amazonas que vai chegar até o Barreiro e afetar ruas e avenidas da nossa região, inclusive com obras e mudanças no trânsito. Conforme o Barreiro Notícias adiantou, a via do Minério é uma das que vai receber as faixas exclusivas para o BRT e os ônibus do Move. A Via do Minério terá o BRT até a Estação Diamante, já que a ideia é ligar o BRT da avenida Amazonas a essa estação e também a Estação Barreiro. A previsão é que as obras tenham ínicio no fim de 2026.
A prefeitura não detalhou quais outras ruas ou avenidas serão impactadas pelo BRT no Barreiro, mas informou que a área de abrangência para a elaboração de estudos preliminares, estudos de viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana, para atendimento aos projetos de mobilidade urbana desta contratação, contempla uma extensão total de 39,67 km de vias, não há a extensão exata só do Barreiro.
O sistema irá operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na Avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.