Complexo Logístico da LOG terá que fazer compensações ambientais, entre elas abrir a reserva da Vallourec para o público
A construção do complexo logístico da LOG na lateral da Via do Minério, no bairro das Indústrias, trouxe alguns impactos ambientais para a região. O principal deles foi o corte de árvores na Via do Minério que altera o microclima local, reduz a absorção da água da chuva, aumenta a poluição e traz mais problemas respiratórios. Tendo isso em vista, a prefeitura colocou algumas condicionantes para a empresa para compensar esses impactos ambientais.
Por causa do corte de árvores, a empresa ficará responsável a destinar um valor para o plantio de novas mudas, são no mínimo 6 mil árvores. Inicialmente elas seriam postadas em outras regiões de BH, mas a prefeitura disse que já reviu isso e que o plantio será no Barreiro. A empresa também deverá destinar um valor para a manutenção da área arbórea da capital mineira e para os parques da cidade.
Outra condicionante é que seja implementado projeto de retenção e aproveitamento da água pluvial. A empresa ainda terá que implementar um plano de utilização pública da Reserva Particular Ecológica que fica na mata da Vallourec, prevendo novos acessos pelas vias limítrofes à reserva, equipamentos de recreação e pista de caminhada.
Anotem essas condicionantes para cobrar o que não for cumprido.