Veterinárias Barreirenses estão no Rio Grande do Sul ajudando nos resgates
Duas médicas veterinárias Barreirenses saíram daqui de Belo Horizonte e estão no Rio Grande do Sul atuando no resgate de animais das inundações que atingem o Estado. Paula Martins e Priscila Lunardi fazem parte do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte que fica dentro do Campus do UniBH no Buritis.
Além das Barreirenses, a equipe conta com mais cinco médicos veterinários que também são bombeiros civis e trabalham no resgate e socorro dos animais. As Barreirenses relatam a experiência como triste, mas ao mesmo tempo gratificante por poder ajudar.
“A sensação de trabalhar em um lugar assim é de muita responsabilidade. É muito triste o que está acontecendo, estamos vendo famílias perdendo tudo e ficando só com seus animais como apoio. É muito gratificante poder tirar esses animais e entregar para quem perdeu tudo, porque querendo ou não, gatos, cachorros tem feito parte da família. Então retirar esses animais com vida e entregar para quem perdeu tudo é muito gratificante e temos dado nosso melhor para isso”, conta Paula Martins.
Ela relata ainda que os animais são encontrados ilhados em cima de telhados e que todo o tipo de animal é resgatado, inclusive alguns de grande porte como cavalos e porcos. “Atuar aqui é importante para trazermos dignidade para a questão animal. Muitas vezes as pessoas saem de casa desesperadas e elas não conseguem levar sequer os documentos com elas. Por vezes, nesse desespero, os animais acabam ficando para trás e nós sabemos que esses animais são o amor da vida de alguém. Então é muito importante que as pessoas estejam atentas a isso. Os animais é o que restou para elas, é um afago e forma de carinho e tudo que as pessoas tem passa a ser esse animalzinho”, considera Priscila Lunardi.
Os bichos resgatados são encaminhados para abrigos ou para grupos de proteção animal para adoção. Se houver superlotação nestes espaços, os animais são levados para locais seguros e secos. O grupo de BH está com todo equipamento de resgate aquático para os animais como caiaque, bote, remos, caixa de transporte, maleta de medicação, boias e coletes. Eles prestam os primeiros socorros para os animais e depois os encaminham para clínicas veterinárias, se necessário.
O Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte atuou em 2019 em Brumadinho, no Espírito Santo, na Bahia, nas queimadas do Pantanal e no Chile. Eles também estão recolhendo doações para o Rio Grande do Sul, quem quiser ajudar, basta entrar no Instagram deles e fazer a doação.