Prefeitura confirma instalação do Instituto Federal no Barreiro
A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, nesta terça-feira (30 de abril) que um campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vai ser instalado no Barreiro. Desde quando foi anunciado que Belo Horizonte receberia um campus da instituição, a população barreirense junto de diversos políticos se mobilizou para trazer a unidade para o Barreiro.
Ainda não está definido o local exato onde será o Campus, mas a prefeitura apresentou uma série de opções para o Instituto Federal que tem até o dia 30 de maio para definir o local exato do instituto.
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que mantém diálogo com o governo federal para a instalação de 2 Campi (campus 1 e campus 2) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF) na capital.
A PBH vem apresentando locais que poderiam sediar o IF para a análise da instituição. Os imóveis apresentados para o “Campus1” estão localizados no Barreiro”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte em nota para o Barreiro Notícias.
Está terça-feira foi dia D de mobilização pelo Instituto Federal no Barreiro e os membros do movimento foram até a prefeitura onde foi confirmado que o IF será no Barreiro.
“A implementação atenderá a uma demanda histórica e, sobretudo, legítima por acesso à educação qualificada e acessível a 15 km do centro da capital. E isso, a gente sabe que a curto prazo será revertido em investimento em mão de obra qualificada que vai atender não só Belo Horizonte, mas também pelo menos dois distritos industriais e os mais de 4.500 prestadores de serviços, incluindo a região de Contagem, Ibirité, Betim e Sarzedo”, informou a assessoria de imprensa do Deputado Estadual Betão.
O que é o IF
Os Institutos Federais são instituições que atuam na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.